"... para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus." (Ef 3.19)

Blog consagrado à divulgação de breves reflexões do pastor presidente da AD - Ministério da Plenitude.
A sua visita é bem vinda e o seu comentário, ao final da cada texto, será considerado com prazer.

sábado, 27 de junho de 2009

A Providência Divina

Enganam-se os que dizem que o mundo está entregue a sua própria sorte. Deus continua extremamente interessado na vida dos Seus filhos e exercendo cuidadoso controle sobre toda a Sua criação.

A esse cuidado de Deus por seu povo e por sua criação, a doutrina bíblica denomina "providência divina”.

Três aspectos da providência divina devem ser compreendidos por aqueles que creem e amam o Senhor: a preservação, a provisão e o governo de Deus.

O primeiro, diz respeito ao interesse de Deus em manter, pelo seu próprio poder, o elevado padrão de qualidade do mundo que Ele criou. Davi declarou, no Salmo 36, verso 6: “... tu conservas os homens e os animais”; e, no Salmo 104, verso 30: "Envias o teu Espírito... e assim renovas a face da terra".

Jesus Cristo, o Filho do Deus Vivo, aquele que "é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele” (Cl 1.17), também é ativo participante desse processo de conservação da Criação.

O segundo aspecto está diretamente relacionado com a ação divina em suprir as necessidades das suas criaturas. Ao criar o mundo, Deus estabeleceu as estações e proveu alimento aos seres humanos e animais (Gn 1.14, 29, 30); após o Dilúvio, Ele renovou a promessa da provisão, dizendo: “Enquanto durar a terra, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite” (Gn 8.22). Esse poder divino de criação e sustento também está revelado no Livro de Jó, caps. 38 a 41.

No contexto neotestamentário, Jesus assegurou esse cuidado (Mt 6.26-30; 10.29) que abrange, inclusive, as necessidades espirituais (Jo 3.16, 17). Paulo declarou esse cuidado aos crentes em Filipos (Fp 4.19) e João entendeu que Deus quer que tudo vá bem com os cristãos (3Jo 2). Resta aos verdadeiros cristãos apropriar esse cuidado às suas vidas, através do mecanismo da fé perfeita em Deus, regada na leitura da Palavra e nas experiências diárias e pessoais com o Senhor Jesus Cristo.

No terceiro caso, tem-se uma outra manifestação do cuidado de Deus para com o seu povo; pois Deus governa o mundo dos homens. É Ele quem dirige os eventos da história, segundo sua vontade diretiva ou permissiva. E, em certas ocasiões, intervém diretamente segundo o seu propósito. Mas, até consumar-se a História, tem limitado sua ação neste mundo.

A própria Bíblia diz que Satanás, “o deus deste século” (2Co 4.4) exerce poder sobre a presente era maligna (1Jo 5.19; Lc 13.16; Ef 6.12; Hb 2.14). Noutras palavras, parte da humanidade não aceita o poder regente de Deus; mas vive em rebelião contra Ele, escravizada por Satanás.

Irmãs amadas e irmãos amados, essa autolimitação da parte de Deus é apenas temporária; na ocasião já determinada por sua sabedoria, Ele aniquilará Satanás e suas hostes do mal (Ap 19—20). A Ele - e somente a Ele - Poder, Honra e Gloria, para todo o sempre.
_

Quem sou eu

Minha foto
Pastor presidente da AD - Ministério da Plenitude (Sede: Catedral da Plenitude, Natal/RN). Professor do Instituto Federal do RN (Campus: Central, Natal/RN).