"... para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus." (Ef 3.19)

Blog consagrado à divulgação de breves reflexões do pastor presidente da AD - Ministério da Plenitude.
A sua visita é bem vinda e o seu comentário, ao final da cada texto, será considerado com prazer.

sábado, 11 de julho de 2009

Como reconhecer a igreja verdadeira? (parte 2)

Além da unicidade, da santidade e da universalidade – já tratados, neste blog – um outro sinal externo pelo qual a igreja verdadeira pode ser reconhecida é a apostolicidade.

O conceito de apostolicidade está associado ao reconhecimento do "fundamento dos apóstolos": Jesus Cristo é a pedra principal da esquina do edifício espiritual chamado "a igreja", conforme citado por Paulo (Ef 2.20) e ilustrado por Pedro (1Pe 2.4).

“Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina” (Ef 2.19-20).
“E, chegando-vos para ele, a pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa” (1Pe 2.4)
Essencialmente, essa "pedra viva ... eleita e preciosa" é a base sobre a qual está firmada a igreja verdadeira. Alicerçada nesse fundamento inabalável formou-se a "doutrina dos apóstolos", parte fundamental e indissociável das Santas Escrituras. E a igreja verdadeira não apenas reconhece mas, principalmente, exerce a autoridade e pratica o ensino apostólico, no que confirma sua vocação.

A apostolicidade não é coisa do passado: é atualidade e é futuro: ao vislumbrar "a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu, com a glória de Deus", João identificou em seus muros doze fundamentos e, neles, os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro (Ap 21.10-4).

O quinto sinal externo da igreja verdadeira é a cristocentricidade. Já apregoava o reformador João Calvino: "Onde quer que vejamos a Palavra de Deus pregada e ouvida em toda a sua pureza e os sacramentos ministrados segundo a instituição de Cristo, não há dúvida de que existe uma igreja de Deus".

Indubitavelmente, na igreja cristã, Jesus Cristo é o centro da pregação e o cerne dos sacramentos. Aliás, Ele é a Palavra da vida: o que era desde o princípio, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado e as nossas mãos tocaram, segundo expresso em 1Jo 1.1.

Um organismo que tem Jesus como o centro de sua existência real e permanente, redivivo e imanente; foco de emanação da luz que reflete a plenitude da divindade e ilumina a mente humana; sem dúvida é a verdadeira igreja do Senhor!

Finalizando, o sexto e último sinal externo pelo qual a igreja verdadeira pode ser reconhecida é ser missionária. A igreja deve pregar o evangelho e sentir-se responsável pelo bem-estar moral e espiritual dos homens, além de manifestar um verdadeiro interesse pelos socialmente excluídos (os "pobres e necessitados", sob diversos aspectos).

Para manter sua antenticidade, é indispensável que a igreja cumpra a vontade determinativa e imperativa de Jesus Cristo, expressa nas passagens bíblicas de Mc 16.15 ("ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura") e de At 1.8 ("ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra"), entre outras.

Irmãs amadas e irmãos amados: a verdadeira igreja é bem aventurada por fazer chegar o Reino de Deus aos homens (Lc 10.1-10). À margem desse modelo, a igreja será uma figura informe e enegrecida e tornar-se-á uma negativa do Senhor!

Quem sou eu

Minha foto
Pastor presidente da AD - Ministério da Plenitude (Sede: Catedral da Plenitude, Natal/RN). Professor do Instituto Federal do RN (Campus: Central, Natal/RN).