"... para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus." (Ef 3.19)

Blog consagrado à divulgação de breves reflexões do pastor presidente da AD - Ministério da Plenitude.
A sua visita é bem vinda e o seu comentário, ao final da cada texto, será considerado com prazer.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

O que é "bênção"?

Essa pergunta feita à época de Esdras ou Neemias, a qualquer desses dois homens de Deus, provavelmente teria recebido uma resposta curta e objetiva, do tipo: "bênção é a boa mão de Deus sobre nós". Natural supor isto pois eles foram pródigos no uso de expressões semelhantes em seus livros.

Mas, também podemos dizer: "bênção é ter Deus entre nós" ou "Deus conosco"!

No Antigo Testamento, em geral, a palavra está em conexão com "bem-estar terreno" (a exemplo de: segurança, poder, riqueza e prole numerosa) e está expressamente condicionada a uma irrestrita obediência do beneficiário aos mandamentos de Deus:

"Eis que, hoje, eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: a bênção, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que hoje vos ordeno; a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, mas vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes" (Dt 11.26-28).

Para o "povo terreno de Deus" (a nação Israel) foram prometidas bênçãos terrenas (Gn 49); enquanto para "o povo celestial de Deus" (a Igreja) há uma inequívoca tendência para a concessão de bênçãos celestiais, conforme se depreende dos seguintes textos: At 13.34; Rm 15.29; 1Co 10.16; 2Co 9.5; Gl 3.14; Ef 1.3; Hb 6.7; Hb 12.17; Tg 3.10; 1Pe 3.9.

Entretanto, a mais extraordinária bênção concedida por Deus aos homens (inicialmente, aos judeus; depois, a toda a humanidade) é o "Emanuel" - título aplicado ao Messias, Jesus Cristo!

"Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.” (Is 7.14).

"Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel. (Emanuel traduzido é: Deus conosco)." (Mt 1.23).

Por ser um embaixador de Cristo, Paulo podia dizer: "E bem sei que, ao visitar-vos, irei na plenitude da bênção de Cristo" (Rm 15.29).

Irmãs amadas e irmãos amados, vivamos no Senhor - n'Ele, por Ele e para Ele. Essa é a bênção maior do cristão!

Quem sou eu

Minha foto
Pastor presidente da AD - Ministério da Plenitude (Sede: Catedral da Plenitude, Natal/RN). Professor do Instituto Federal do RN (Campus: Central, Natal/RN).