"... para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus." (Ef 3.19)

Blog consagrado à divulgação de breves reflexões do pastor presidente da AD - Ministério da Plenitude.
A sua visita é bem vinda e o seu comentário, ao final da cada texto, será considerado com prazer.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

A excelência da gratidão

A ação de graças é uma das mais sublimes atitudes da pessoa humana. A Bíblia é pródiga em apresentar cenários tendo como atores destacadas figuras do seu elenco de mulheres e homens de Deus, estabelecendo um verdadeiro padrão de comportamento dos integrantes do Reino.

Êxodo 15.1, revela o legislador Moisés conduzindo os filhos de Israel à presença do Senhor e dizendo: "Cantarei ao Senhor, porque sumamente se exaltou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro".

Rute 1.16-17, apresenta um dos mais belos quadros de gratidão, na pessoa da moabita Rute para com sua sogra Noemi. O texto mostra o cuidado amoroso e o sacrifício dos interesses próprios dessa jovem em benefício de um ascendente familiar, numa inequívoca associação entre o amor devotado e a verdadeira prática religiosa do povo de Deus.

1 Crônicas 16.7, aponta o rei Davi ante o resgate da arca divina, entregando a Asafe um salmo para que o nome do Senhor fosse louvado pelos seus grandes feitos entre os povos; semelhante ao ocorrido quando do lançamento dos alicerces do Templo, em Jerusalém:

"E cantavam a revezes, louvando e celebrando ao SENHOR, porque é bom; porque a sua benignidade dura para sempre sobre Israel" (Esdras 3.11).
Jonas 2.9, mostra o profeta fujão, antes de ser vomitado pelo grande peixe na praia, bradando: "Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei; do Senhor vem a salvação".

Lucas apresenta o leproso samaritano aos pés de Jesus, agradecendo-lhe pela cura milagrosa (o mesmo Jesus que, antes de saciar a grande multidão, agradecera pelos cinco pães e dois peixes dados aos seus discípulos):
"E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?" (Lc 17.16).
Cada vez menos, homens e mulheres sabem reconhecer o bem recebido de seus semelhantes ou do próprio Deus; e, menos ainda, sabem demonstrar concretamente esse sentimento. Entretanto, a omissão dessa virtude jamais deveria ofuscar o resplendor divino que permeia os verdadeiros cristãos, contrariando o ensino do Mestre e Senhor Jesus Cristo:
“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.” (Mt 5.16).

Irmãs amadas e irmãos amados, exemplos como esses relatados nas Sagradas Escrituras devem ser seguidos por todos os homens e mulheres efetivamente adoradores de Deus. Essa é uma atitude positiva do verdadeiro cristão!

Quem sou eu

Minha foto
Pastor presidente da AD - Ministério da Plenitude (Sede: Catedral da Plenitude, Natal/RN). Professor do Instituto Federal do RN (Campus: Central, Natal/RN).